Respostas as dúvidas mais frequentes (FAQ)

1 – Quero me matricular em uma disciplina, como faço?
A matrícula por disciplina é feita no período definido pelo calendário acadêmico e através do sistema SUAP. Quem realiza esse processo todo e tem as permissões de sistema necessárias para isso é o Departamento de Registro Escolar (DERA). Há um grande número de informações a respeito na página do campus. Há inclusive vídeos explicativos. Usem apenas o contato do Registro Acadêmico que é quem faz matrículas e evitem mandar solicitações para diversos setores, pois isso irá atrasar o seu atendimento. O e-mail do DERA pode ser encontrado na página do campus. 
 
2 – O que é o ajuste de matrículas na coordenação?
O sistema acadêmico funciona de forma geral bem e atende as demandas do PPC do curso sem necessidade de intervenção. No entanto, há algumas situações que demandam atenção da coordenação: situações de mudanças de matriz, aproveitamento ou situação de formando que afetem a matrícula, por exemplo, em alguns casos podem ser resolvidas pela coordenação. Uma outra situação é a ampliação de vagas em disciplinas que ultrapassem a estimativa feita antes do semestre. Nesse último caso, no novo sistema acadêmico (SUAP), a coordenação sempre tem ciência pelo sistema e procura negociar ampliação com os setores envolvidos, independente da solicitação pelo aluno.  Esses pedidos podem ser feitos pelo nosso contato, em dúvidas de matrícula.
 
3 – É possível dar uma lista de prioridades e a coordenação vai matriculando o que estiver disponível?
 Não. A coordenação não tem esse acesso direto. Todo pedido feito pela coordenação é enviado por memorando no último dia do ajuste de matrícula para o Departamento. A escolha de disciplinas é feita pelo aluno durante a matrícula no SUAP. O ajuste junto a coordenação não é um período adicional de matrículas e sim um período para pequenos ajustes. 
 
4 – Quero sair de uma disciplina, é possível?
 Sim, se o pedido for no período para isso. A solicitação é feita no Registro Acadêmico. No calendário acadêmico, sempre disponível na página do campus (aba ensino), se indica o período em que se podem largar disciplinas. Fora do período de cancelamento, se houver justificativa, façam a solicitação de remoção da disciplina ao Departamento de Graduação através do protocolo (protocolo@pelotas.ifsul.edu.br).
 
5 – É possível matricular em disciplinas com colisão de horário ou pedir mudança de horário de disciplina?
Os horários são feitos pela coordenação em conjunto com o Departamento de Ensino, sempre no final do semestre anterior e ficam disponíveis na página. Isso tudo é anterior a matrícula. Embora sugestões dos alunos sempre sejam bem vindas na fase de elaboração do horário, após seu registro no sistema ele não deve ser alterado. Solicitações nesse sentido durante o ajuste de matrículas não serão analisadas para o mesmo semestre.
 
6 – Posso pedir quebra de pré-requisitos para uma disciplina?
Em geral, não. O pré-requisito é parte do Projeto Pedagógico de Curso. Como tal, ele deve ser observado. A quebra de pré-requisitos é uma ação que (raramente) ocorre, a critério do colegiado e apenas em casos justificados e excepcionais. De fato, em geral isso ocorre em situações nas quais uma mudança de matriz ou ou algum trâmite de aproveitamento implicam na necessidade de desbloquear o requisito no sistema, embora na prática não exista a quebra.  Além disso, esse é um processo de análise demorado e não faz parte da matrícula (nem do ajuste). O colegiado se reúne ao longo do semestre e avalia os pedidos, em geral, para o semestre seguinte. 
 
7 [APNPs] – O que são os blocos? Posso me matricular em algo no bloco 1 que é pré-requisito de algo do bloco 2 e pedir esse último também?
Os blocos foram uma forma que a instituição adotou de lidar com a realidade de ensino remoto e limitação de acesso ao campus. O objetivo deles é distribuir as atividades de um único semestre em dois momentos, reduzindo o volume de disciplinas simultâneas para o aluno e o volume de alunos simultâneos no campus, quando ocorrem atividades excepcionais. Não se pode cursar algo no bloco 1 e liberar matrícula com isso já para o bloco 2 pois para liberar pré-requisito o período letivo tem que ter sido encerrado. Assim, o pré-requisito estará liberado para o semestre seguinte.
 
8 – [APNPs] Haverá um UNICO período de ajuste de matrículas para todo o semestre
O ajuste de matrículas na coordenação de Engenharia Elétrica, quando ocorrer, será anunciado nas páginas do curso e será um único para os dois blocos de disciplinas sempre que possível. Caso as matrículas do bloco 2 demorem mais para iniciar, serão ajustadas após o fim dessas matrículas que ocorrerá ao longo do bloco 1. Assim, não haverá ajuste de matrículas entre os blocos 1 e 2.
 
9 – [APNPs] Por que algumas disciplinas não aparecem para eu me matricular.
As disciplinas do bloco 2 só aparecem para matrícula depois de concluídas as matrículas das de bloco 1 e único. Antes de se preocupar que algo não apareceu, conclua sua matrícula no bloco 1 e único e aguarde o processamento delas pelo DERA. Assim finalizarem irão abrir as matrículas do bloco 2 e isso será informado na página do campus.
 
10 – Por que não aparece mais que estou em dia com atividades complementares/estágio/ENADE, se eu estava?
Durante a migração de sistemas, esses dados não foram automaticamente migrados. Em campus menores esse processo foi feito manualmente. Para o campus Pelotas o sistema de TI está implementando a migração automática. Caso isso seja urgente (sou formando, por exemplo) nos contate usando a opção Formando do formulário e solicitaremos que isso sejá ajustado manualmente para o seu caso.