Projeto da Engenharia com APL Saúde é apresentado na FENADOCE

O Grupo de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações da Engenharia (GET) e o Laboratório de Aplicação Biomédica da Engenharia Elétrica (LABEE) participaram dessa edição da FENADOCE apresentando alguns dos projetos que vem desenvolvendo na área biomédica. Um dos projetos apresentados é o projeto MINF/Contronic parceria do grupo com empresa so Arranjo Produtivo Local da Saúde (APL-Saude).

Iniciada em 2014, a parceria com a empresa local de tecnologia Contronic foi selecionada para um edital nacional CNPq-PD&I e, desde então, já gerou diversos frutos. A linha de processamento de sinais biomédicos e potenciais evocados que o projeto começou já originou diversos trabalhos de conclusão e artigos tanto diretamente ligados ao projeto como em áreas relacionadas, tendo colaborado para o desenvolvimento de know-how e massa critica local de pessoal qualificado em engenharia biomédica. 

relatorio_fig18b
relatorio_fig5

A parceria gerou, entre outros frutos, um curso especial em plataformas embarcadas que foi fornecido aos alunos da Engenharia Elétrica e ajudou a fermentar diversas aplicações e projetos finais na área. 

O projeto envolveu tanto as etapas de aquisição e condicionamento de sinais de EMG e potencial evocado como o processamento e compensação de artefatos utilizando téncnicas de DSP. O vídeo acima mostra um breve demonstrativo da interface funcionando no modelo desenvolvido e no protótipo embarcado. 

Além da parceria com a Contronic o grupo vem trabalhando desde 2012 com outras empresas e instituições do APL Saúde como a Lifemed e CDC-Bio/UFPel. Foi o conjunto de projetos e parcerias constantes desde 2012 que permitiu o desenvolvimento do Laboratório de Aplicação/Biomédica da Engenharia Elétrica. 

 

Mais informações sobre os projetos do Laboratório de Aplicação Biomédica (LABEE) e do Grupo de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações da Engenharia Elétrica (GET) podem ser encontradas na página do grupo.

Além da parceria com a Contronic o grupo vem trabalhando desde 2012 com outras empresas e instituições do APL Saúde como a Lifemed e CDC-Bio/UFPel.

Futuramente se deseja aprofundar a área de soluções inovadoras para saúde (Saúde 4.0) dentro da Engenharia Elétrica, tanto com a manutenção e ampliação dos convênios como com a possibilidade da oferta de especializações ou cursos de formação continuada na área.