Primeiros passos do MOODLE – Introdução

Olá a todos,

Aqui é o professor Adão e essa é uma dica.

Muitos de nossos colegas já organizam suas disciplinas e materiais usando o Moodle. Outros, usam os recursos limitados do Q-acadêmico. E alguns ainda, (é o meu caso), usam sites próprios e outras ferramentas para disponibilizar materiais e contatar as turmas.

O Moodle é uma ferramenta aberta, amplamente adotada e bastante segura, permitindo muito mais recursos que o Q-acadêmico. É extremamente útil pois permite ao docente organizar todos os recursos pedagógicos de uma dada disciplina em um só lugar. Eu mesmo tinha tido pouco contato com ela e tinha algum preconceito (achava que era algo que só seria útil para EAD). No entanto, nesse período, estou aproveitando para estudar algumas ferramentas e o creio que realmente seja uma alternativa melhor e mais segura para compartilhar e organizar os materiais do que o site que hoje uso.

E tem mais uma vantagem no uso do Moodle em particular: para os docentes de graduação, o arquivo de produção acadêmica de cada um para avaliação de curso esta sendo digitalizado no Campus. E se está usando o Moodle para isso. Ou seja, é algo que todos docentes da Engenharia vamos usar, ao menos umas poucas vezes ao ano. 

Aqui fica a dica: Um bom conjunto de vídeos que ajuda a aprender um pouco da ferramenta está a disposição no canal da CPTE/ IFSul.